quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Phineas e Pherb







Poucas animações tornam-se realmente inesquecíveis, e o critério só fica mais rigoroso quando se vai envelhecendo. Pelo que conheço de animação (e não sou nenhum leigo no assunto), alguns exemplos inclusos dessa seleta lista incluem: Caverna do Dragão, O Laboratório de Dexter, Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos... e agora, Phineas e Ferb.

Não exagero quando digo que esse desenho já nasceu para ser um clássico: boas ideias, boas piadas e personagens facilmente identificáveis e de grande carisma, tudo regrado a fórmulas simples revisitadas de forma original, até mesmo a que tinha tudo para ser um fiasco: a "música tema do dia" (já explico melhor mais adiante).

Phineas, Ferb e a irmã chata-que-todo-mundo-gosta-de-ver-se-dar-mal, Candace


Enfim, mas chega de rasgação de seda e vamos a sinopse: os personagens-título são duas crianças gênios que, no período das férias, ficam inventando várias coisas para poder passar o tempo: acampar, brincar de piratas... mas como qualquer criança gênio que se preze, tudo no maior grau possível (por exemplo, construindo uma nave para acampar na lua, ou um navio para velejar pelos sete mares). No meio disso tudo, há os amigos dos personagens, como Isabella (a garota que tem uma quedinha pelo Phineas) e o bruta montes da turma do qual o nome não me recordo agora. E, claro, a irmã pentelha, Candace, que todo mundo gosta de ver se dando mal.


O melhor do desenho: a rivalidade entre o Dr. Heinz Doonfenshmirtz e Perry, o Ornitorrinco

Agora, sinceramente, há uma subtrama no desenho que para mim apresentar seu melhor personagem: o Doutor Heinz Doonfenshmirtz. Inimigo do ornitorrinco de estimação (que na verdade, é um agente secreto) do Phineas, tenta o tempo todo demonstrar o quanto é mal com as máquinas que inventa, mas na verdade é um zero a esquerda que não consegue fazer nada direito. Na maioria das vezes, ele próprio termina estragando seus planos. Acredite, não dá para explicar o quanto esse personagem é interessante a não ser assistindo.

Parece que ele é o favorito dos criadores, pois sempre apresenta as melhores piadas e o melhor aprofundamento. Vez por outra, ao prender seu inimigo, o Doutor explica coisas sobre seu passado, como por exemplo quando era usado como anão de jardim pelo seu pai, ou como foi atacado por morcegos comedores de bolo em sua festa de aniversário com seus amigos imaginários. Já sua relação com o Perry... quer dizer, agente P, é a de rivais que se odeiam, mas que não vivem um sem o outro. Não é lá uma fórmula 100% original, mas não é tão utilizada e sempre rende boas e divertidas ideias.

Phineas e Ferb estilo "Mario Bros"

Enfim, há muito o que se falar sobre esse desenho. Por exemplo, as "músicas do dia" de cada episódio, por exemplo, já receberam duas indicações ao Emmy em 2008, e 2009 o programa concorreu na categoria de "melhor programa de animação curto". Sua originalidade e humor único fazem desta uma animação inesquecível, e um dos poucos nomes da lista de desenhos que figurarão e influenciarão outros por gerações.


Abertura:





São três meses de férias

Que passam depressa

Curtir é a prioridade

Temos que aproveitar,

Bem, então vamos nessa,

Mas tem que rolar novidades

(Como por exemplo)

Ir ao espaço,

Lutar com uma múmia

Ou escalar A Torre Eiffel Inteira

Descobrir uma Coisa Maluca Demais

Ou lavar um Macaco Na Banheira

Surfar no maremoto

Criar minirobôs

Ou Colocar Um Monstro No Divã (Phineas - Tá Aqui O Cérebro)

Achar Mais Um Dodô

Pintar o continente

Ou Enlouquecer Nossa Irmã

(Candace - Phineas!!!)

Antes Que As Aulas Comecem De Novo, Temos Muito Que Fazer (Phineas - Vem Perry!)

Fique ligado pois Com Phineas E Ferb Tudo Pode Acontecer!

Fique ligado pois Com Phineas E Ferb Tudo Pode Acontecer!

(Candace - MãããÉnheee, Phineas e Ferb Estão Fazendo a Abertura Da Série!)



Links relacionados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Phineas_and_Ferb#Especiais_da_S.C3.A9rie

Um comentário: