sábado, 1 de maio de 2010

Homem de Ferro 2






Primeiro, vamos falar um pouco de outro herói que fez história nos cinemas, o Homem-Aranha. O personagem fez um bom primeiro filme, um excelente segundo... mas um desastroso terceiro longa. Se você é fã do aracnídeo, talvez tenha se decepcionado um pouco com este último, como eu fiquei. Se a resposta for afirmativa, lembra o que sentiu? Pois eu sim. Porque passei por situação parecida assistindo a Homem de Ferro 2.

Enquanto o Iron Man original apresentava uma trama esquilabrada, tanto nas cenas de ação quanto nas demais, e diálogos inteligentes e marcantes, o novo simplesmente não conseque mostrar a que veio: é cansativo na maior parte do tempo, e a pouca ação do filme se resume a cenas de quebra-quebra desmiolada e explosões estilo "Michael Bay" (como todo mundo insiste em rotular, apenas para dar uma ideia). Mesmo os objetivos principais que a película se compromete a desenvolver são esticados ao extremo, causando fadiga. Sério, esse não é um filme para assistir duas vezes no cinema sem sentir vontade de sair da sala!

Outro ponto incômodo: parece que o diretor jon favreau se preocupou em preencher a maior parte do longa com humor, pois existem mais cenas inteiras destinadas a isso do que qualquer coisa. E olha que era para ser uma trama levada a sério! Tudo bem que não chega a se tornar uma palhaçada sem sentido como os filmes de Batman de joel schumacher, mas atrapalham bastante. Parece até que a intenção foi diminuir a qualidade para trazer mais pessoas que vão ao cinema apenas para não pensar muito, e que não ligam para o que estão assistindo.

Por calsa desses problemas, o personagem foi afetado e a atuação de Robert Downey Jr. não ficou tão perfeita quanto no primeiro, salvo raras exceções. O destaque mesmo vão para a personagem Viuva Negra (scarlett johansson, cujo o codinome nem ao menos é citado) em suas cenas de luta, que são MELHORES que a dos robôs, e para a atuação de mike rourke como o vilão whiplash (cujo o nome também não é mencionado), que mesmo roubando a cena não é bem aproveitado e tem um final idem. Além disso, como já adiantado nos parênteses, o filme deixa alguns buracos no roteiro.

Mike Rourke como o vilão Whiplash. Excelente, mas mal aproveitado

Enfim, não consigo deixar de encontrar pontos fracos em Iron Man 2. Não sei dizer se isso é resultado da pressa para finalizar o longa (menos de três anos) ou qualquer outro motivo, mas não me agradou em nada. Saí tão decepcionado quanto na seção de Spider-man 3, há alguns anos atrás. Será que Vingadores (próximo filme em que o ferroso aparecerá) poderá trazer de volta a imagem do personagem da primeira película? Só vendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário