sábado, 13 de agosto de 2011

Bruce Timm

Bom, hoje assisti o filme "A Àrvore da vida" e deveria fazer uma resenha crítica por aqui. Mas como esse é um filme cheio de metáforas sobre a vida, morte e a busca pelo divino, e eu o assisti meio cansado por não ter dormido muito bem na noite anterior, decidi fazer um outro post. Um especial para mim, por ser tratar de meu desenhista/animador favorito: Bruce Timm! =)


Bom, o Sr. Timm nasceu em 8 de Fevereiro de 1961, nos E.U.A. Embora tenha um traço excelente, cheio de carisma, volúpia e, em certos casos, carregados de um clima noir, é como animador e produtor que o artista se destaca. Em seu currículo, há trabalhos na produção de clássicos como He-man e os defensores do universo, She-ra a Princesa do Poder, Tiny Toon adventures, Freakzoid e, principalmente, Batman Animated Series e Justice League unlimited.



Batman Animated Series


Se para muita gente, Christopher Nolan e Heath Ledger fizeram a melhor versão do Coringa no filme O Cavaleiro das Trevas, Bruce Timm praticamente reinventou o morcego, na animação de 1992. O desenho deveria ser uma expansão do filme dirigido por Tim Burtom, mas conseguiu ir além, tornando-se uma série própria e um clássico, durando até 99. O Batman produzido por Timm era soturno, de poucas palavras, e desaparecia sem vestígios por debaixo do nariz de seus adversários e aliados. Suas referências eram as histórias escritas por Frank Miller, no final da década de 80, e o clima sujo, preto e branco e policialesco dos filmes noir. Isso tudo, somado ao traço caricatural e incrível de Bruce Timm, e a roteiros brilhantes, fizeram dessa a melhor animação e (na minha humilde opinião) melhor versão do homem morcego de todos os tempos. Tanto que, de todas as séries de desenho do universo DC produzidas por Timm, essa foi a que durou mais e ganhou dois prêmios Emmy (um deles, pelo episódio "Coração de gelo", mostrando uma versão atormentada do vilão Sr.frio).



Mr.Freeze

Na rivalidade entre a Marvel e DC comics, a segunda sempre levou vantagem no campo da animação, e não é exagero dizer que foi graças a atuação de Timm como produtor dessas séries: começando com Batman, seu primeiro trabalho nesse campo, passando por Superman, Batman Beyond até Justice League, reconhecidas pela qualidade e fidelidade a essência desses personagens.

Infelizmente, depois da série da Liga, a Warner (dona da DC Comics) decidiu recomeçar a série de animações, com outros produtores como Sam Register... que não são ruins, pelo contrário (É de Register a série Jovens Titãs, de que gosto muito também) mas que não carregam a mesma sofisticação nos roteiros e aprofundamento nos personagens. Bruce Timm ainda dirige longas de animação anuais da DC, adaptando HQ´s clássicas e mini-séries, como A Nova Fronteira e O Cavaleiro das Trevas, obviamente não o filme, mas baseado em uma das HQ´s ocidentais mais importantes de todos os tempos, também do morcego.

Bem, eu poderia continuar aqui, escrevendo linhas sobre esse animador/diretor fantástico, nerd (como se verá a seguir) e de um estilo inovador. Mas acho que esta bom, pelo menos por enquanto =P

Abaixo, algumas Pin-up´s feitas por Timm, tanto de personagens DC como de outros meios:


Princesa Leia, de Star Wars

Mulher-Hulk




Supergirl



Vampirella



Sailor Moon



Zatanna

Mulher-Maravilha


Harley Quinn (minha favorita)


Asuka Langley Soryu, do manga e anime Evangelion



Red Sonja


X-23


Poderosa

Rei Ayanami, do anime e manga Evangelion

Mística


Ravena

Mulher Gavião

Nenhum comentário:

Postar um comentário