sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Diário de Virgínia: Making Of do Capitulo 10




Já comentei por aqui antes sobre o quanto adoro o trabalho da talentosa Cátia Ana, da Webcomic O Diário de Virgínia. A sensibilidade que a autora consegue passar em seu traço e personagens, associado a uma abordagem criativa da distribuição dos acontecimentos da Hq na tela do navegador, fazem da jornada de auto-conhecimento da protagonista uma história interessante, sempre apresentando possibilidades diferentes.

No final do ano passado, entrei em contato com a Cátia, para saber se ela aceitava encomenda de trabalho como desenhista. Desenvolvemos a One Shot "War of Girlfriends" (mais detalhes aqui) e mantivemos contato. Certo dia, estávamos conversando sobre o Diário quando ela me pediu para escrever um roteiro para esse em versão impressa, um capitulo especial em formato de fanzine.

Pensa na situação: sou fã do trabalho da moça, acho genial. Tenho a sorte de conseguir fazer uma parceria com ela e, depois, a mesma me pede para roteirizar um capitulo de sua Webcomic de sucesso, indicado ao HQMix desse ano...

Palavras não são o bastante para dizer o quanto fiquei feliz com a proposta! XD

Bom, tietagens a parte, me esforcei bastante para desenvolver uma boa história. A ideia original da Cátia era mostrar uma metáfora para limitação, na qual a personagem se sentisse apertada, sufocada. Ela me disse que havia visualizado uma imagem da Virgínia, vestida de Alice, na cena onde a garota cresce e fica presa em uma sala. Em seguida, ela desenhou e me enviou:




Lembro que o desenho da Virgínia incomodada com as bordas do quadrinho me deu a ideia de aliar a tal metáfora com a limitação dos quadrinhos da versão impressa de uma HQ. Afinal, na Webcomic, Virgínia é livre para ir e vir, como quiser: não é limitada dentro de quadrinhos e, para o leitor acompanhar a personagem, basta usar o direcional ou o mouse do navegador. Vantagens que a personagem não teria em uma versão impressa.

Falei de minha ideia para Cátia e desenvolvi o roteiro, baseado nessa premissa: Virgínia sente-se chateada, encontra a si mesma no espelho, mas sem o cabelo pintado, e acompanha a jornada desse seu "eu" interior rumo ao amadurecimento. No meio, algumas referências a contos de fadas (principalmente Alice).

Quando terminei, a Cátia me perguntou se eu poderia extender a abertura da Hq. Terminei me empolgando e escrevendo mais umas dez páginas, e ainda fiz referências a clássica Hq Little Nemo, da qual ela disse que gostaria de utilizar o estilo no zine. Terminei e enviei.

Encurtando a história, passei a última parte do roteiro pronto para Cátia e esperei pela adaptação. Ela inclusive chegou a me enviar um protótipo da edição do fanzine, para eu dar sugestões.



Pouco tempo depois, ela me mandou um e-mail, pedindo desculpas e dizendo que preferiu adaptar a história para o próximo capitulo on line da HQ, ao invés de impresso.

Bom, desculpe se contei a coisa toda de forma chata, mas queria escrever exatamente da forma que me lembro. Foi um prazer enorme escrever, de forma oficial, o capitulo de uma história que gosto muito, e acompanhar de perto o processo de criação de sua autora.


Só o que posso fazer é agradecer, de coração, pela oportunidade que a Cátia me deu de "brincar" com seus personagens e de tentar escrever uma boa história. Valeu, Cátia! Seria uma honra trabalhar em parceria contigo novamente, quando quiser! ^^

Para ler a série O Diário de Virgínia desde o começo, basta clicar aqui.

Se quiser ir logo para o Capitulo 10, é só dar uma clicada aqui.

Mas se quiser ver o roteiro original da Hq, adaptado para primeira pessoa e narrado pela prórpia protagonista, dá uma olhadinha aqui









Nenhum comentário:

Postar um comentário