domingo, 29 de janeiro de 2012

Melhor de 2011

Sim, ano passado o cinema não foi muito marcante para mim. Mesmo com bons filmes, como Capitão América, apenas um realmente mereceu figurar com essa classificação:

The Beaver (um novo despertar):

Um velho e deprimido empresário, dono de uma rede de lojas de brinquedos (Mel Gibson, expetacular) encontra uma forma pouco ortodoxa de expressar suas frustrações: através de uma segunda personalidade encarnada por um fantoche de castor. Através disso, o personagem de Gibson consegue recuperar o controle de sua empresa, mas não de sua família.

Entre os recursos que ajudam a contar e validar a história, um que merece atenção é a genialidade como a película mostra o protagonista contracenando com o fantoche. Ao invés de cortes fechados para o boneco quando este fala, dando a entender que é outro personagem, a câmera quase sempre mostra os dois juntos, dialogando, e a boca do ator Mel gibson se mexendo quando o "Castor" fala. A intenção disso, como o próprio telespectador vai percebendo, é a de que o castor controla o protagonista, e não o oposto. Isso, somado a uma direção competente da diretora Jodie Foster, e de atuações impecáveis de todo o resto do elenco, fazem de Um Novo Despertar uma experiência única.

Menções honrosas

Incêndios



Filme incrivelmente original e impactante, que merecia um post a parte. Infelizmente, é de 2010, por isso a menção.

Cashback


Assim como The Beaver, esse é outro filme que teve muita importância para mim. É a história de um jovem que entra em depressão e perde a vontade por tudo. Insône, ele decide trabalhar em um mercado, sem saber que a mudança de ares e pequenos detalhes farão toda a diferença em sua vida. Acredite, ao contrário da premissa fraca que acabei de escrever, trata-se de um filme excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário